segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os Novíssimos-Parte2

O Purgatório

Aqueles que morreram na amizade de Deus, mas ainda com as cicatrizes dos pecados cometidos, sofrem um estado de purificação, denominado Purgatório, a fim de chegarem à alegria eterna. No Purgatório não há fogo, como costumamos imaginar, mas uma amarga consciência de ter esbanjado ou ignorado o amor de Deus. Estas almas que padecem podem ser ajudadas pelas orações dos demais fiéis, pelas obras de misericórdia e, principalmente, pelo Sacrifício Eucarístico. Por isso, a Tradição da Igreja sempre honrou a memória dos mortos, buscando pela comunhão dos santos auxiliá-los a alcançarem a visão beatífica de Deus.

O Céu

Por céu, a doutrina da Igreja entende a vida perfeita com a Santíssima Trindade, com a Virgem Maria, com os anjos e todos os bem-aventurados. Não é um local entre as nuvens, mas um estado reservado a todos aqueles que acolheram em plenitude os frutos da redenção realizada por Cristo, e que estão perfeitamente incorporados a Ele. “Os que morrem na graça e amizade de Deus, perfeitamente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem ‘tal como Ele é’, face a face” (Cat 1023).
Algumas teorias teológicas costumam identificar o céu com uma vida terrena cheia de realizações e felicidades, porém possivelmente não é a visão mais acertada. É, sem dúvida, possível compreendermos o paraíso celeste, ao menos como início, a partir da experiência presente de felicidade, dos sacramentos, da comunhão dos santos, e sinais de eternidade, porém a vida eterna prometida pelo Senhor aos seus seguidores excede em muito aos nossos parâmetros humanos de alegria, até mesmo ao cêntuplo prometido ainda nesta vida.

http://www.comshalom.org/formacao/doutrinacatolica/os_novissos.htm

Nenhum comentário: